Bairro do Zambujal - Projecto Percursos Acompanhados - Buraca

14
Ago 08

O ano lectivo de 2007 / 2008 foi mais um ano em que decorreu o Projecto Percursos Acompanhados no Bairro do Zambujal na Amadora com o apoio do Programa Escolhas.
É com satisfação que a equipa do Projecto quer partilhar os principais resultados de mais um ano de empenhamento e dedicação às actividades que se têm vindo a desenrolar. 

De facto, deu-se continuidade aos objectivos de combater o insucesso e o abandono escolar precoce sempre tão presente em meios sócio economicamente desfavorecidos.
Procurou-se, ainda, continuar a apostar no desenvolvimento da auto estima dos jovens envolvidos no Projecto de modo a facilitar a construção de identidades positivas e integradas.
Por fim, é importante destacar que foi mais um ano de estreita colaboração entre todos os actores envolvidos no processo educativo. Procurou-se, criar um ambiente de maior envolvimento entre escola, família e jovens.
Como um dos resultados mais visíveis e importantes temos os números finais do sucesso escolar.
Das 12 crianças do 1º ciclo que estiveram envolvidas nas actividades do Projecto, 11 transitaram de ano. Nos 2º e 3º ciclos tomaram parte no Projecto 40 jovens e destes transitaram 31.
Foi assim mais um ano em que os resultados animam toda a Equipa e Consórcio pois transmitem a noção de que se está no bom caminho e a alcançar reais necessidades dos jovens. 

De realçar que a par das actividades Estudo à Medida, do CID, do Espaço de Socialização criaram-se neste ano lectivo actividades como Momento de Leitura, Fábrica de Historias, Brincar com Poemas e Palavras Escondidas, actividades que procuram de modo informal e atractivo mas muito eficaz, contribuir para a criação de competências a nível da língua portuguesa, um factor muitas vezes determinante para uma adequada inserção escolar.
A equipa do Projecto vê assim recompensado um ano de trabalho intenso e de grande dedicação e empenho. Esta satisfação da equipa é sobretudo recompensadora pois é acompanhada pela satisfação das crianças e jovens que connosco constroem dia a dia este Projecto e vêem o seu próprio esforço recompensado.
Cada vez é mais visível a capacidade dos jovens se orgulharem dos seus desempenhos escolares e colocarem objectivos mais ambiciosos e que revelam uma crescente capacidade de acreditar que o insucesso escolar não é uma fatalidade.
A responsável pela área dos alunos do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical Almeida Garrett (pertencente ao Consórcio) envia mail que dizia “Parabéns pelo bom desempenho dos nossos jovens penso que grande parte do sucesso se deve ao grande empenhamento e dedicação da vossa equipa. Um bem-haja por isso.”
Estas palavras de estímulo fazem com que todos os dias se renove a vontade de investir no trabalho com estes jovens. Afinal todos os resultados se devem ao seu próprio empenhamento e entusiasmo.
Vamos continuar a acompanhar PERCURSOS, para que cada vez mais existam percursos livres para escolher em Igualdade de Oportunidades!
A Equipa do Projecto Percursos Acompanhados

publicado por zambujaldigital às 15:39
sinto-me:

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
20
21
23

24
25
26
27
29
30

31


mais sobre mim
as minhas fotos
Rádio Zambujal Digital
Em breve - TV Zambujal