Bairro do Zambujal - Projecto Percursos Acompanhados - Buraca

10
Jul 08

 

Bem malta este Verão vai ser de arromba!

A equipa preparou uma série de actividades, com algumas sugestões do consórcio, para serem realizadas durante o período de férias escolares.
Foi elaborado um horário especialmente para esta data, com a organização das actividades e em que dias a realizar sem esquecer, é CLARO, dos preciosos momentos de estudo. Desta forma, intercalaram-se manhãs de estudo com tardes de ateliers.
Exercitaremos a mente e o corpo, com a revisão de conteúdos didácticos e a realização de jogos desportivos, respectivamente.
Iremos misturar os nossos saberes com os sabores das especiarias e condimentos a saborear nas iguarias que pretendemos preparar.
 
Daremos notícias!!!
publicado por zambujaldigital às 11:51
sinto-me:

24
Jun 08

 

A Lúcia e o Bruno saíram esta manhã do Bairro, com destino a Lisboa, para participarem numa grande aventura intercultural, que durará 6 dias.  Partiram de comboio, da Estação do Oriente, com destino ao Porto. Durante a viagem vão parar em Óbidos, Leiria e Aveiro. O regresso a Lisboa será feito de veleiro.
Após terem sido seleccionados para participar na iniciativa "Expresso das Nações", o Bruno e a Lúcia vão ter a oportunidade de conviver e partilhar experiências com mais 120 jovens,  de todo o país.

 

 

 

 

  

 

 

 

publicado por zambujaldigital às 15:16
sinto-me:

13
Jun 08

A tarde do dia 11 de Junho foi diferente no CASE. Equipados a rigor e com muitos pensamentos positivos, crianças e jovens assistiram ao jogo do Campeonato Europeu de Futebol entre Portugal e a República Checa. Entre os nervos e boa disposição, prevaleceu o espírito desportivo e passaram-se 90 minutos diferentes, com possível repetição, assim equipa portuguesa o permita. 

 

 


  


            

publicado por zambujaldigital às 11:04
sinto-me:

07
Jun 08

 

A equipa Transformers, do Projecto Percursos Acompanhados, foi uma das dez equipas vencedoras do concuros Muda o Bairro, organizado pelo Programa Escolhas.

Assim sendo, os Transformers vão dar uma nova vida ao tunel que liga o Zambujal à Buraca.  

 

publicado por zambujaldigital às 12:48
sinto-me:

16
Abr 08

No dia 19 de Abril decorreu no CASE a já habitual reunião de reflexão sobre o 2º período lectivo das crianças e jovens do 1º, 2º e 3º ciclo.

Na primeira reunião, pelas 17 horas, participaram os alunos do 1º ciclo. De um modo geral, as crianças estavam satisfeitas com as suas prestações escolares. Referiram que superaram as dificuldades que tinham tido no 1º período. Consideraram que estavam melhores “na leitura  e nas contas”. Mencionaram que para esse facto em muito contribuiu o apoio no CASE e o estudo que começaram a fazer em casa. Para as crianças, a principal dificuldade são “as contas de dividir”, referiram. O comportamento continua a ser um problema que tentam superar mas referiram que "nem sempre são capazes de se controlar".

As crianças informaram a equipa dos projectos que estão a desenvolver na escola.

A reunião terminou com a apresentação de uma imagem que todos viram como uma possibilidade, uma recompensa pelo trabalho bom trabalho que fizeram durante o ano lectivo.

Com a sala lotada, a reunião dos jovens do 2º e 3º ciclo, teve início às 19 horas.

As expectativas eram grandes…

A reunião começou com a apresentação de imagens relativas à colónia de férias em que participaram os jovens que transitaram de ano, no final do ano lectivo anterior.

Relembrou-se a todos/as que só participará na colónia quem passar de ano, e especialmente quem não tiver negativas. No panorama actual, só 8 jovens poderiam realizar a actividade.

Passou-se então à avaliação do estudo à medida, em que os/as alunos/as referiram que nem sempre têm o melhor comportamento pois, por vezes, só estudam o que lhes apetece, o que não é bom para o desempenho escolar.

De seguida fez-se a comparação da tabela de notas do 1º e 2º período, analisando quem melhorou e quem piorou. No geral, os/as jovens tiveram um bom desempenho no 2º período, fazendo grandes progressos escolares.

Para o 3º período a palavra de ordem é PASSAR SEM NEGAS. Para o efeito, a equipa apresentou o plano de trabalho que elaborou para reforçar o estudo nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês.

No fim da reunião apresentou-se o projecto “Muda o Bairro” aos jovens auscultando o interesse dos mesmos e os sítios que gostavam de ver requalificados no bairro.

 

publicado por zambujaldigital às 16:03
sinto-me:

04
Abr 08

A equipa de futebol do Projecto Percursos Acompanhados realizou, no dia 2 de Abril, um campeonato de futebol de PS2 no CASE.

 

 

Os jogadores da equipa de futebol começaram a manhã com uma reunião onde avaliaram a prestação nos campeonatos em que têm participado e os treinos tendo sugerido alguns aspectos a aperfeiçoar para uma melhor prestação da equipa.
O tão esperado torneio começou por volta das 11:30. “dizer as equipas” A assistência estava ao rubro. Depois de afinados as tácticas e os botões começou o grande campeonato.
O primeiro jogo dos quartos de final, começou nos últimos minutos das 11 horas. Jogaram o Eric, pelo Barcelona, e o Júnior, pelo Inter de Milão. Depois de um jogo renhido, mas sem golos, passou-se à fase das grandes penalidades, em que a equipa vencedora foi o Inter de Milão.
Festejada a vitória, passou-se ao jogo seguinte, um derbi Inglês: Liverpooll, com o João, e o Chelsea, com o Marlon. Num jogo em que os nervos estiveram à flor da pele, os noventa minutos acabaram com um empate. Na fase de penaltis, ganhou a equipa do liverpooll.
O terceiro jogo começou pouco passava das 12:30. O Luís, do Real Madrid, e o Diogo, do Benfica entraram em campo dispostos a brilhar. Na fase de descontos, o Real marcou um golo, ganhando assim este jogo. O Benfica, sem os jogadores mais fortes, teve uma prestação mais fraca contra o grande real Madrid.
O último jogo dos oitavos de final entre Manchester United, Ruben, e o AC Milão, Gerson, levou a assistência ao rubro.
Depois de vários remates à trave, o AC Milão marcou, o que levou o publico à euforia total. O jogo terminou com a vitória do AC Milão.
Comemorada a vitória, passou-se à segunda eliminatória.
Feito o sorteio, o primeiro jogo das meias-finais juntou o Liverpool e o Inter de Milão. A equipa mais forte foi o Inter de Milão. O segundo jogo disputou-se entre Real Madrid e AC Milão. O Real mostrou a sua garra vencendo mais esta eliminatória.
Assim sendo, final juntou Real Madrid e Inter de Milão. Com os nervos à flor da pele, os jogadores e assistência faziam apostas. Depois de mais uma grande prestação, a equipa do Real Madrid ganhou este torneio.
O JZ perguntou ao grande vencedor, o Luís, qual tinha sido a sua estratégia na final para ganhar o jogo. A resposta foi simples: “Usei uma estratégia 4+4+3. Isso fez com que marcasse um golo cedo. Assim arrumei logo o jogo”
E assim se passou uma manhã diferente no CASE.
publicado por zambujaldigital às 12:36
sinto-me:

31
Mar 08

Na semana passada, mais especificamente nos dias 25, 26 e 27 de Março, o grupo de dança EsPretalhões fez a sua primeira saída de Lisboa. Pois é, fomos para Coimbra durante três dias participar num evento apoiado pelo projecto Trampolim e promovido pelo Programa Escolhas. Nestes três dias ficámos na Escola Secundária José Falcão onde pudemos participar em 4 workshops de dança, o break dance, o hip-hop, as danças africanas e a dança contemporânea/criativa.
Neste evento participaram muitos outros jovens de outros projectos do Programa Escolhas, foi muito bom tê-los conhecido e participado nos ateliers com eles. Juntos pudemos partilhar alguns dos passos de dança que já conhecíamos e ao mesmo tempo aprender novos. Todos os jovens que participaram faziam parte de um grupo de dança nos seus projectos. Fizemos muitas amizades enquanto fazíamos os ateliers, no jogo do UNO e a caminho da Cantina da Universidade de Coimbra para jantar.
Fomos conhecer um pouco da cidade de Coimbra, passeamos num jardim muito bonito chamado Jardim da Sereia onde tirámos muitas fotografias foi pena estar a chover, mas quando chegámos à escola tomámos logo um comprimido para não ficarmos doentes. Todas as manhãs tomávamos banho nos balneários da escola e íamos tomar o pequeno-almoço ao refeitório, era bem bom! Só não gostámos de ter tomado banho de água fria no dia 26, não havia gás. Enquanto lá estivemos demos uma entrevista, tiramos uma fotografia de grupo com alguns adereços e enquanto fazíamos os ateliers estavam uns fotógrafos que estavam sempre a tirar fotografias.
Participámos na gala dos sapatos dourados, foi um máximo, nós não ensaiávamos há algum tempo e a nossa coreografia ainda não estava terminada, mas fizemos um grande esforço e empenhámo-nos imenso para conseguir terminá-la e poder apresentá-la. CONSEGUIMOS e ganhámos o prémio de grupo MAIS CRIATIVO!!!
No último dia apresentaram as fotografias tiradas nos três dias do evento e pudemos ver as nossas figuras.
Fomos transportados no autocarro Trampolim para a estação de Coimbra B onde apanhamos o comboio de regresso a Lisboa. Só chegámos ás 21 horas.
Foi muito DIVERTIDO, se possível, gostaríamos de participar noutro evento o mais rápido possível.
 
P.S: Já estamos a criar uma nova coreografia e estamos a misturar passos de dança criativa com hip-hop.

publicado por zambujaldigital às 10:07
sinto-me:

30
Mar 08

Na tarde do dia 27 de Março, os/as jovens do projecto Percursos Acompanhados deslocaram-se ao Parque das Conchas, no Lumiar, para participar em mais uma actividade intercâmbio, no âmbito da "Ronda das Quintas", organizada pelos/as jovens do Bairro Olival do Pancas e promovida pelo IAC. A actividade começou por volta das 15 horas com uma dinâmica de apresentação, seguida do jogo do lençol, em que o objectivo era que os/as jovens, colocados/as frente a frente com outros/as jovens e com o lençol no meio, conseguissem adivinhar os nomes uns/umas dos/as outros/as. Após estas actividades de quebra-gelo, dividiram-se os/as jovens em cinco grupos de seis elementos cada e seguiu-se para a tão esperada caça ao tesouro no parque. Encarnando o papel de temíveis piratas dos mares, os/as jovens navegaram pelo parque, seguindo as pistas e fazendo as actividades propostas em cada posto, a fim de alcançarem o tão desejado e valioso tesouro. O intercâmbio terminou com um lanche partilhado e com uma breve avaliação da actividade. A boa disposição e espírito de entreajuda dos/as participantes, o bom tempo e a formosura do parque, onde foi possível apreciar a natureza, descobrindo árvores, cheiros e texturas, foram os ingredientes que fizeram da actividade um sucesso.

publicado por zambujaldigital às 10:28
sinto-me:

17
Mar 08

O Projecto Percursos Acompanhados participou no dia 14 de Março, na campanha de limpeza EcoZambujal, organizada pela Comissão Social de Freguesia da Buraca, que decorreu na Rua das Minas, e que contou com a participação de diversas instituições.

Durante esse dia, crianças, jovens, idosos e técnicos, puseram mão à obra e pintaram o muro de cerca de 50 metros, sito na rua onde fica o nosso projecto.
A rua foi cortada ao trânsito e quem não pintava entretinha-se a fazer diversos jogos de rua ou, simplesmente, a observar. 
No final do dia, apesar do cansaço, o contentamento era geral. Um bairro mais limpo e com muita cor. 
 

 

publicado por zambujaldigital às 14:57
sinto-me:

07
Fev 08

Os encarregados de educação dos jovens do 1º, 2º e 3º ciclo reuniram-se no CASE no dia 30 e 31 de Janeiro para fazerem uma avaliação do desempenho dos seus educandos no 1º período escolar.

A reunião começou com a apresentação dos elementos da equipa. Passou-se ao resumo da das actividades em que crianças e jovens têm participado, e reforçou-se a importância dessa participação.
Depois deste momento, foi a vez dos/as encarregado/as de educação terem a palavra e contarem como correram as reuniões de avaliação na escola e o que tinha sido mencionado nas mesmas.
Após esta observação, os/as educadores/as deram o feedback dos hábitos de estudo que as crianças/jovens têm e foram incentivados/as a estar mais atentos ao trabalho escolar dos/as educandos/as.
Tal como tinha acontecido nas reuniões com as crianças e jovens, os técnicos mostraram então um gráfico com o top das “sem negativas”, o “top das negativas” o “top da assiduidade” e o “top do cartão amarelo” (jovens que estavam em risco de sair por falta de comparência ao estudo).
Uma pergunta ficou no ar: Como reagir perante estas negativas? As soluções dadas pelos/as encarregados/as de educação foram várias: “cortar naquilo que eles gostam”, “confronta-los” e “impor regras”.
Depois deste momento, e para terminar, foram apresentadas as novas actividades a serem realizadas e convidaram-se os/as encarregados/as de educação a inscreverem-se nos cursos de informática.
publicado por zambujaldigital às 14:32

Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25
26

27
28
29
30


mais sobre mim
as minhas fotos